Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXIV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Tamanho da fonte: 
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO LEGISLATIVO: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO-VISITA DE CURTA DURAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS (DF)
Ana Carla Epitácio Mazzeto, Elisabete Gonaçalves de Souza

Última alteração: 2025-02-07

Resumo


Relato de experiência sobre a participação na 1ª edição do Estágio-Visita na Câmara dos Deputados, em Brasília, em 2023. A referida edição teve como tema os 35 anos da Constituição Federal e os desafios futuros. Suscitou, principalmente, a questão da história e da memória sobre a Assembleia Nacional Constituinte de 1988, a democracia deliberativa e participativa, o Estado Democrático de Direito (princípios e valores) e a compreensão sobre a historicidade e legitimidade da Constituição brasileira e a garantia de sua permanência para a sociedade civil. O objetivo do trabalho é relatar a experiência do Estágio-Visita e mostrar como essa atividade se aproxima dos estudos da área de Ciência da Informação, especificamente aqueles que discutem letramento político e competência em informação no legislativo, aspectos abordados neste relato. Para este artigo, foi analisada a ação formativa denominada Missões, realizada na etapa presencial do estágio, considerada a atividade mais importante pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, e cujo objetivo é desenvolver uma visão sistêmica e crítico/reflexiva sobre a práxis do Parlamento. O registro do relato em questão é pautado em revisão de literatura, pesquisa bibliográfica e documental, de caráter analítico, crítico e explicativo. A parte teórica do relatório está dividida em três eixos: educação para a cidadania; letramento político; e competência em informação política.  Busca, a partir da experiência vivida na etapa presencial do estágio, explorar os conceitos citados e procura compreender as possibilidades de sua aplicação para a área de Ciência da Informação.

Texto completo: PDF