Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
PRECISAMOS SUPERAR O “INFORMATION AS THING”: uma análise das citações de Buckland, Day, Frohmann e Lund nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil.
Asy Pepe Sanches Neto, Elisabete Goncalves de Souza

Última alteração: 2021-10-25

Resumo


O objetivo desta comunicação é analisar o tipo de atenção dedicada a um conjunto de autores eventualmente chamados de neodocumentalistas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIBs) no Brasil, entre eles Michael Buckland, Ronald Day, Niels Lund, e Bernd Frohmann. Faz uma análise dos trabalhos de Buckland com vista a verificar se há uma parcialidade no uso das pesquisas desses autores. Metodologicamente, utiliza a base BENANCIB, sitiada pela Universidade Federal Fluminense, para extração dos dados analisados. Embora a perspectiva do trabalho seja relativa à exposição desses usos, buscou-se teoricamente demonstrar a importância dos autores, tanto no escopo de suas produções quanto à própria configuração da Ciência da Informação Brasileira e, além disso, argumentar que há um deslocamento de perspectivas sobre a relação Documento, Informação, Documentação, sobretudo na obra Michael Buckland – o que justifica a análise dos usos desse autor no tópico de encerramento do trabalho. Os resultados demonstram que Bernd Frohmann e Michael Buckland possuem um maior impacto nas produções do evento e que há uma prevalência desses autores nos estudos de ordem histórico-epistemológica. A análise das citações de Michael Buckland demonstrou uma certa restrição quanto ao uso da produção do autor no cenário dos ENANCIBs, centrando-se majoritariamente em suas produções da década de 1990, período em que o autor iniciava os seus estudos conceituais sobre o Documento e a Documentação.



Texto completo: PDF