Sistema Eletrônico de Administração de Conferências ANCIB, XXI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
OLHARES DECOLONIAIS EM ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO PERIÓDICO KNOWLEDGE ORGANIZATION (2000-2020)
Dirnele Carneiro Garcez, Rodrigo de Sales

Última alteração: 2021-10-26

Resumo


O enfrentamento de lógicas colonizadoras hegemônicas que potencialmente promovem aviolência epistêmica e as injustiças sociais precisa ser fortalecido no campo da Organização doConhecimento. Para que a pluralidade de saberes seja debatida no âmbito da organização do saber, énecessário adotar uma postura decolonial, ou decolonizadora. O objetivo deste estudo é investigarcomo e se a decolonização tem sido abordada em estudos de organização do conhecimentointernacionalmente. Buscamos nas publicações da revista Knowledge Organization artigos quediscutam os processos de decolonização no contexto da organização do conhecimento, a fim deverificar como é possível construir caminhos em prol de uma organização decolonizada doconhecimento. O corpus de análise deste estudo foi constituído por seis artigos que explicitaramterminologicamente em seus conteúdos expressões relacionadas à decolonização e à descolonização.A análise aqui realizada constatou que a decolonização, segundo publicações da KnowledgeOrganization, vem ocupando espaço e sendo fruto de pesquisas que se propõem aos desafios dedecolonizar instrumentos e processos no campo profissional e epistemológico, apesar do uso explícitode termos como decolonização, decolonialidade ou descolonização ainda seja reduzido.

Texto completo: PDF